• Segurança |
  • 23.04.23 - 10:00 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: INTERNET

Abril Verde: conscientização para um ambiente de trabalho seguro e saudável

O Abril Verde é o mês dedicado à saúde no trabalho e bem-estar dos profissionais . A data é comemorada no dia 28 para conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável. A data surgiu em 1969, devido a uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia, que ocasionou na morte de 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas do acidente.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei númeo 11.121/2005 como forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado no exercício da profissão. Durante todo o mês de abril são promovidas ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de discussões sobre as melhores práticas de segurança.

Para garantir uma qualidade e bem-estar no trabalho, a técnica em segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), Cinthia Monique, explicou a importância do tema para qualidade no trabalho. “Saúde e segurança são assuntos cada vez mais priorizados dentro de ambientes ocupacionais. Diante de tantos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o assunto está despertando, por meio dos empregadores e também dos trabalhadores, medidas para manter um ambiente laboral seguro”, explicou.

E continuou. “Hoje, as empresas percebem que os cuidados se tornaram um investimento e não um gasto e, com isso, os trabalhadores estão mais saudáveis, com mais disposição, a produção aumenta, diminui o número de atestados, além da qualidade de vida dos profissionais”, finalizou Cinthia Monique.

Alguma dicas de segurança no trabalho:

1- Ferramentas de trabalho desarrumadas- Além de causar um aspecto visual não muito agradável, geram atraso no desenvolvimento das atividades e podem causar acidentes.
2- Nunca deixe objetos pesados sobre os arquivos. Eles podem cair e lesionar partes do corpo.
3- Não deixe objetos cortantes e perfurantes sem proteção dentro de gavetas.
4- As fiações elétricas devem estar em perfeito estado de conservação. Evite sobrecarregar as tomadas, com a utilização de adaptadores do tipo “T”, ou outro semelhante, para ligar mais de um aparelho, salvo se a instalação elétrica tiver sido projetada para tal.
5- Os objetos que você manuseia com maior frequência durante o seu trabalho devem ficar ao alcance de suas mãos. Isso evita deslocamentos desnecessários durante o dia, que podem gerar estresse, cansaços e dores lombares.
6- Procure ajustar os móveis de sua estação de trabalho de acordo com sua estatura. As pernas, na posição sentada, devem ficar em um ângulo de 90°, assim como os cotovelos sobre a mesa. Se necessário, utilize um apoio para os pés.
7- A iluminação do seu local de trabalho deve estar adequada com a atividade que você desempenha.
8- Não deixe pisos molhados em área de circulação de pessoas. Caso não seja possível limpá-los de imediato, sinalize a condição de risco com uma placa.
9- Produtos químicos somente podem ser manuseados por pessoas habilitadas. Guarde-os em local adequado e devidamente identificados.
10- Não reutilize as embalagens para acondicionamento de outros produtos. Além de causar confusão, os resíduos do produto anterior podem reagir com o atual e formarem uma mistura perigosa.
Comunique toda
situação de risco que encontrar em seu ambiente de trabalho e ajude também na solução dos mesmos. Lembre-se: você é o maior responsável por sua segurança.