• Ações |
  • 14.04.23 - 07:49 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Abril Verde: SPCU realiza evento de conscientização sobre Segurança no Trabalho

No mês de prevenção aos acidentes de trabalho, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), na manhã desta sexta-feira (14), realizou na sede da Secretaria uma ginástica laboral com os trabalhadores da pasta. O objetivo da ação é diminuir o número de acidentes no trabalho e alertar sobre doenças ocupacionais e lesões ocasionadas pelo esforço e realização do trabalho diário.

O momento começou com um alongamento conduzido pela professora de Educação Física Marileide Duarte, que falou sobre a importância da atividade antes dos trabalhos do dia a dia. “Estamos no mês de conscientização sobre acidentes no trabalho. Hoje vamos realizar uma ginástica laboral preparatória, com o pessoal que todos os dias pegam peso, para que possam desenvolver a melhor forma no trabalho e mais flexibilidade. Evitar também que os profissionais se afastem por conta desses trabalhos”, disse a instrutora.

Itamar José trabalha como gari e apoiou a iniciativa. “A gente se levanta para vir para o emprego, ainda sonolentos e com as atividades ficamos mais leves e dispostos para o trabalho. É uma ótima iniciativa. Está aprovado”, disse o funcionário.

Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. Na SPCU do município, a ginástica laboral será realizada semanalmente, visando a criação de um ritmo de atividades com os funcionários.

A técnica em segurança do trabalho da secretaria agradeceu a participação dos funcionários e destacou a importância das atividades para uma melhor qualidade no trabalho. “No início temos todo um trabalho de buscar os profissionais e fazer com que eles conheçam. Como eles trabalham com muita força, o alongamento evita danos maiores e futuros. Um dia muito produtivo e que será repetido a cada 15 dias. Quero agradecer ao secretário Cicero Batista, que sempre nos apoia, a Dra Alba, que disponibilizou a profissional e os funcionários que abraçaram a ação”, finalizou a técnica.