• Ações |
  • 28.08.23 - 05:38 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Ações voltadas à primeira infância foram debatidas durante fórum em Palmeira dos Índios

Mais de 300 pessoas participaram do Fórum da Primeira Infância realizado nesta segunda-feira (28) no auditório do Cesmac, em Palmeira dos Índios. O fórum é uma iniciativa das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com o selo UNICEF, e está inserido na Semana Municipal de Valorização da Primeira Infância. O evento representa um compromisso coletivo em reconhecer e fortalecer a importância dos primeiros anos de vida na formação das crianças.

O momento contou com a presença de gestores escolares, professores, coordenadores de projetos e serviços, além de secretários municipais. A secretária de Assistência Social Sheila Duarte destacou a parceria entre as secretarias e a importância da semana em prol do bem-estar da criança.

O Fórum dá início às atividades que serão realizadas até quinta-feira (31), com ações que visam promover e destacar os serviços de cada secretaria. O secretário de Saúde Jânio Marques reafirmou a lparceria entre as secretarias e a necessidade de cuidar da criança ainda no ventre materno.

Durante o evento, foram abordados temas referentes aos desafios e perspectivas para a garantia dos direitos das crianças na Primeira Infância, bem como reflexões sobre assistência às gestantes (desde o pré-natal até a maternidade). As palestras foram ministradas pela Assistente de Mobilização do Selo Unicef em Alagoas Salete Barbosa e pela Enfermeira Obstetra da Maternidade Santa Olímpia Jaqueline Oliveira.

A secretária Renilda Pereira comentou sobre o evento. “Hoje estamos aqui, unidos com um mesmo objetivo. É um momento para discutir e rever onde podemos melhorar. A Educação já tem um trabalho nesta linha da primeira infância e temos avançado, mas precisamos avançar ainda mais. É fundamental que a Secretaria de Saúde acompanhe as crianças que estão fora da sala de aula, enquanto a Assistência Social garante o direito de todas elas. Isso é um esforço conjunto”, declarou Renilda Pereira.