• Saúde |
  • 23.03.21 - 09:57 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Alas Covid da UPA de Palmeira lotam e prefeitura acelera ampliação de leitos na Unidade

A superlotação nos leitos destinados às pessoas infectadas pela Covid-19 deixou o Governo de Palmeira dos Índios em alerta. Nesta terça-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) esgotou as vagas da Clínica Médica e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que tratam exclusivamente dos pacientes com coronavírus. Com isso, a prefeitura pediu celeridade na obra de ampliação dos 10 novos leitos de Covid da UPA. No Hospital Regional Santa Rita, a UTI Covid também atingiu o limite máximo. Lá também serão implantados outros 10 leitos, em parceria com o Governo do Estado.

Quem tem parente internado vive o medo provocado pela doença e faz um apelo à população. “Meu tio está internado e estamos vivendo uma grande angústia em deixá-lo aqui e por não saber o que pode acontecer com ele e com a gente também. Ele é idoso, está com o pulmão comprometido e pedimos a Deus que ele se recupere logo. Por isso, peço às pessoas que não brinquem com essa doença, pois ela pode matar. Usem a máscara, o álcool, protejam a sua família e não façam aglomeração. Só sabe o que é medo e angústia quem tem alguém da família em uma situação como essa. Os hospitais estão lotados. Portanto, não brinquem  com a vida”, alertou a auxiliar de escritório Bruna dos Santos.

A solução encontrada pela coordenação da UPA de Palmeira é internar os paciente que chegam ao local em outras alas, quando houver essa disponibilidade. “Estamos trabalhando mais do que no limite, mas não podemos deixar de atender ninguém. A UPA é porta aberta para a população e, mesmo com as alas destinadas à Covid-19 ocupadas, procuramos outras alternativas para atendermos os nossos pacientes, que chegam de Palmeira e de cidades vizinhas. Peço a todos que colaborem, se cuidem e sigam as orientações sanitárias para evitar a doença”, disse a coordenadora da UPA Maria Amélia da Silva.

O prefeito Júlio Cezar destacou que a prefeitura trabalha em um Plano de Contingência para que nenhum paciente fique sem atendimento. “Estamos operando na UPA em 100% da capacidade, mas não podemos deixar de atender ninguém. Por isso, criamos um Plano de Contingência para dar suporte à população e estamos planejando inserir o tratamento precoce para que todos possam se prevenir. Com as alas da Covid lotadas, também pedimos celeridade à empresa responsável pela ampliação dos leitos da UPA e a obra segue dentro do cronograma. Também estamos disponibilizando, a partir desta quarta, mais vacinas para imunizar à população”, garantiu o prefeito Júlio.