• Chuvas |
  • 08.06.22 - 07:10 |
  • Por HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA FOTOS: HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Aldeia do Boqueirão fica ilhada e Defesa Civil usa trator de grande porte para chegar ao local

Por conta das fortes chuvas que atingem Palmeira dos Índios desde o final de maio, 10 famílias que vivem na Aldeia Boqueirão estão sem conseguir sair de casa. Cerca de 50 indígenas estão ilhados há uma semana. Nesta quarta-feira (8) a Defesa Civil do município esteve no local para fazer um levantamento das famílias atingidas, vistoriar as 10 casas e anotar também as necessidades mais urgentes de cada uma delas. O acesso à aldeia só foi possível por meio de um trator da prefeitura, que tem grande desempenho.

O secretário municipal de Defesa Civil Flávio Emílio fez um relatório primário da situação dos indígenas. “A dificuldade é grande na Aldeia Boqueirão. Eles estão há uma semana ilhados, sem acesso à saúde, escola e à cidade. Fizemos um relatório preliminar para discutir com o prefeito Júlio Cezar as ações mais imediatas que deverão ser executadas nesta Aldeia”, explicou o secretário.

O prefeito do município Júlio Cezar determinou que equipes da Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Educação e Urbanismo voltem ao local nesta quinta-feira (9). “As equipes vão atender ao povo indígena com a máxima urgência. A Infraestrutura e o  Urbanismo vão ver a possibilidade de reconstruir e desobstruir o acesso à aldeia. A Saúde e a Assistência, com o apoio da Educação e Defesa Civil, farão a parte de assistência social às famílias. Tudo isso com a máxima urgência, porque eles têm pressa”, ressaltou o prefeito.