• Notícias |
  • 05.03.24 - 12:33 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Ameaça, calúnia e difamação contra diretora de escola da rede municipal é oficializada junto à Polícia Civil

A diretora da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, Ana Holanda, oficializou, na manhã desta terça-feira (5), por meio do Boletim de Ocorrência no CISP de Palmeira dos Índios, a denúncia contra Jairo Vanderlei da Silva. Jairo, que é ex-companheiro de uma das funcionárias da escola, ameaçou, caluniou e proferiu palavras de cunho difamatório contra ela durante uma visita à escola, além de compartilhar um vídeo nas redes sociais.

A diretora, acompanhada de um advogado, prestou depoimento e relatou que na última sexta-feira (1) Jairo esteve na escola onde, muito nervoso, acusou a diretora de ter rebaixado a ex-companheira de função, alegando que essa ação tinha motivações políticas contra ele. Ao impedir a sua entrada na escola, por receio de algo mais grave, a diretora e a ex-companheira foram chamadas de covardes. Na mesma noite, a diretora recebeu um vídeo no qual Jairo a acusa de utilizar indevidamente o cargo a seu favor, declarando que a partir desse momento Ana Holanda se tornaria sua inimiga pessoal. No vídeo, ele desvaloriza o trabalho dos monitores e, ao final, menciona o nome da vítima, sugerindo a sua participação em complô político com a atual gestão municipal.

A diretora explicou que a servidora da escola, que atuava como professora, apresentou laudo médico que comprovava perda auditiva e a impossibilidade de permanecer em sala de aula, mas permitia o exercício de outras funções. Assim, em comum acordo, a professora passou a ser monitora. “Me senti constrangida e muito ofendida por ter meu nome exposto nas redes sociais. São 25 anos de vida pública voltada à educação, sou concursada e é a primeira vez que venho prestar declarações na polícia. Me senti ameaçada por alguém que mal conheço e que se declarou meu inimigo pessoal. Vim em busca de segurança e me resguardar diante das palavras que foram dirigidas a mim”, disse Ana Holanda.

Agora, será instaurado um inquérito onde as partes e testemunhas serão ouvidas. O advogado da vítima Dr. Felipe Medeiros, comentou sobre o caso. “A partir de agora, tomamos as medidas aqui na Polícia Civil, porque não sabemos o que pode acontecer. Já tomamos as providências com o Boletim de Ocorrência e será iniciado um inquérito para apurar todos os fatos. Também comunicaremos este fato ao Ministério Público para que adote as medidas cabíveis, e a Secretaria de Educação precisa ter conhecimento formalizado. Entendemos, também, que a escola precisa de reforço policial pelos próximos dias. Não sabemos os interesses do indivíduo e, como já respondeu por outros casos, por medida de cautela, tomamos estas providências para inibir certas pessoas de agir dessa forma nas redes sociais e também abordagens desse tipo dentro da escola”, explicou Felipe Medeiros, advogado criminalista.