• Chuvas |
  • 15.04.21 - 12:22 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Após temporal Prefeitura de Palmeira faz limpeza na cidade; Semarh envia Alerta Meteorológico

Equipes estão na rua e fazem a limpeza de bairros mais atingidos pelas chuvas (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

As fortes chuvas caídas na tarde desta quarta-feira (14) em Palmeira dos Índios deixaram rastros de destruição e muita lama espalhados pela cidade. Desde ontem, equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo trabalham nos bairros que foram mais atingidos pelos estragos do temporal, retiram entulhos, removem o lamaçal, fazem limpezas das ruas e consertos em crateras abertas pela forte correnteza da água da chuva.

Mesmo com o tempo mais firme nesta quinta-feira (15), a previsão do tempo é de mais chuvas. “Por isso estamos em alerta, com as nossas equipes desde ontem nas ruas. Houve muita destruição, ruas alagadas, árvores caídas e a chuva trouxe muita lama. Todas as nossas equipes estão de prontidão, temos locais para abrigar pessoas, se houver  se houver necessidade, pois a previsão é de mais chuvas. Pedimos que toda a população esteja em alerta se se proteja, em caso de novos temporais”. disse o prefeito Júlio Cezar.

Previsão Meteorológica

A Sala de Alerta – Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de (Semarh) e a Agência Nacional de Águas (ANA), emitiu um Alerta Meteorológico com as condições atmosféricas próximas à costa leste do Nordeste, que devem manter as condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva.

De acordo com o Alerta, isso pode gerar acumulados significativos em pontos isolados do Agreste, Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata durante esta quinta-feira e poderá se estender pelo menos até a sexta-feira (16). Essa chuva pode atingir as outras regiões ambientais do estado, com menor intensidade. Há risco elevado de movimentação de massa em áreas de encosta, alagamentos em áreas urbanas impermeabilizadas e transbordo de pequenos rios e riachos.

Até o momento, os principais rios e lagoas do Estado de Alagoas não apresentam risco de transbordamento. A chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo. A Sala de Alerta monitora as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

De acordo coma Rede de Monitoramento, é fundamental o acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da Semahr pelos links: