• Assistência Social |
  • 27.07.22 - 03:24 |
  • Por VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA FOTOS: VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA

Assistência e Saúde participam de encontro intersetorial sobre atendimento à população em situação de rua

As secretarias municipais de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMAIDS) e de Saúde (SMS) organizaram nesta terça-feira (26) um encontro intersetorial com o objetivo de discutir o atendimento de saúde da população em situação de rua no município.

A ideia da reunião entre as duas secretarias partiu da experiência dos assistentes sociais da SEMAIDS. Devido à situação de fragilidade desse público, grande parte não possui documentos básicos – como carteira de identidade, comprovante de residência e o cartão SUS – o que representa um desafio para a inserção na rede de saúde. Portanto, as secretarias se comprometeram a padronizar o atendimento dessa população em todos os equipamentos de saúde da cidade.

“As duas secretarias estão buscando montar o melhor protocolo possível para o acolhimento daqueles em situação de rua para que eles, respeitadas as suas vulnerabilidades, tenham acesso rápido e fácil ao que o SUS oferece”, pontuou o secretário Jânio Barbosa.

Na ocasião, também foram apresentados à equipe da SMS os equipamentos da rede socioassistencial voltados àqueles em situação de rua, como a Casa de Passagem, o Centro POP e o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

Retrato da População em Situação de Rua em Palmeira dos Índios

Como resultado de uma pesquisa acadêmica em Serviço Social, a estagiária do Setor de Proteção Especial da SEMAIDS Karlietânia Guedes, elaborou o perfil da população em situação de rua na cidade. Segundo o estudo, esse público é predominantemente masculino (90%), preto ou pardo. Quanto à faixa etária, grande parte dessas pessoas tem de 20 a 40 anos e apresenta vínculos familiares fragilizados.