Notícias

  • Ações |
  • 28.09.22 - 02:23 |
  • Por VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA | FOTOS: VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA

Assistência Social organiza grupos orientativos com famílias atingidas pelas chuvas


Situações traumáticas oriundas de eventos naturais, como as fortes chuvas que caíram em Palmeira dos Índios, podem levar ao desenvolvimento de ansiedade e angústia nas pessoas que vivenciaram estes momentos. Por isso, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência (SEMAIDS), criou grupos de orientação emocional com as 150 famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas devido às intensas precipitações.

As reuniões de acompanhamento, conduzidas por profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram iniciadas ainda em agosto e se intensificaram neste mês de setembro. Para a psicóloga Daniele Vanderlei, a iniciativa é proveitosa também para os profissionais que lidam com estas pessoas. “Momentos de escuta também são importantes para nós, uma vez que, durante os encontros, identificamos que os gatilhos que afetam a saúde mental das pessoas são diferentes daquilo que imaginávamos”, analisa a especialista.

AVALIAÇÃO POSITIVA

O senhor José Roberto da Silva, de 55 anos, participa dos grupos de orientação. Ele teve que se mudar do Alto do Cruzeiro, bairro com o qual mantém fortes laços de afetividade, devido aos impactos causados pela força das águas. “O encontro nos ajuda a entender as mudanças, ainda mais do lugar onde morei por muito tempo, e nos mostra os caminhos para voltar à normalidade. A vida precisa seguir.”, avaliou.