Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira passará por treinamento profissional
Lucineide Bispo visitou a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira dos Índios (Fotos: Assessoria)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) realizou nesta terça-feira (30) uma reunião com os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município. O objetivo do encontro foi apoiar as ações dos catadores e formalizar as capacitações que serão realizadas periodicamente. Os trabalhos dos catadores de Palmeira têm sido elogiados por outros municípios, que já pretendem visitar a cidade e conhecer detalhes dos trabalhos.
A reunião contou com Lucineide Bispo, idealizadora do projeto Luarte Recicla de Arapiraca, que veio a Palmeira para conhecer a Associação e contribuir com o aprendizado dos trabalhadores. “Fiquei encantada com a comunidade de Lagoa Nova. A partir do dia 10 de abril estarei dando aulas a essas mulheres e ensinarei a cada uma delas como transformar o lixo em luxo”, garantiu Lucineide.
O secretário de Meio Ambiente falou do trabalho dos catadores e da importância para o município. “A Associação de Catadores é um seguimento que desempenha um importante papel como agentes ambientais dentro do município, retirando da coleta domiciliar grande quantidade de material reciclável que passa a servir de renda para esse grupo singular. É um ganho social e ambiental na mesma ação e sempre terá o nosso apoio”, disse o secretário Luís André Medeiros Netto.
Participaram do encontro o técnico da Semarhpi Vitor Balbino, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo Cléa Carvalho e membros da Associação dos Catadores.