• Educação |
  • 10.06.24 - 08:57 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E WENDRIC DIEGO/ASSESSORIA

Aula inaugural da Escola de Cavalhada e Banda de Pífanos é realizada em Palmeira dos Índios

Na tarde desta segunda-feira (10), a Escola Municipal Noé Simplício, localizada no Bonifácio, foi palco da aula inaugural da Escola de Cavalhada e Banda de Pífanos. A ação faz parte do projeto “Cultura Popular do Lugar no Cotidiano Escolar” e é resultado de um trabalho de extensão coordenado pela professora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Cristina Moreira, em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura.

A cerimônia contou com a presença de pais e alunos da escola, membros da comunidade escolar, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE), a Pro-reitora de extensão da Uneal, vice-reitora da UNEAL do campus Palmeira dos Índios, o reitor da UNEAL , a secretária- adjunta de Educação Ana Holanda, além de diversas lideranças locais voltadas à expressão cultural.

O projeto tem como objetivo integrar as tradições culturais locais ao cotidiano escolar, promovendo a valorização e a preservação do patrimônio cultural de Palmeira dos Índios. A iniciativa destaca a importância de práticas culturais como a cavalhada e a música de pífanos, que são expressões tradicionais da região.

“A educação vai além das salas de aula, e integrar a cultura popular ao ensino é uma maneira de enriquecer o aprendizado dos nossos alunos e fortalecer a identidade cultural da comunidade. Como meu doutorado é em Ciências da Religião, trago as cavalhadas como referência, e estamos tentando fazer com que a cavalhada e o pífano sejam reconhecidos como patrimônio cultural e matéria de cunho religioso, entendida com a importância que têm”, explicou Cristina Moreira, idealizadora do projeto.

A pró-reitora de extensão da UNEAL, Sanadia Gama, destacou a relevância dos projetos de extensão e a parceria entre a universidade e a escola. “Projetos como este mostram a importância da colaboração entre instituições de ensino e a comunidade, promovendo um ambiente de aprendizado mais completo e significativo para todos”, disse Sanadia Gama.

O evento foi marcado por apresentações culturais que entusiasmaram os presentes, demonstrando o talento e a dedicação dos alunos envolvidos.

A secretária-adjunta de Educação Ana Holanda elogiou a iniciativa e reafirmou o compromisso da SEMEDE com a promoção da cultura no ambiente escolar. “A cultura é um pilar fundamental na formação dos nossos estudantes. Apoiar projetos como este é essencial para manter vivas as tradições e enriquecer a educação em nosso município”, declarou Ana Holanda.