• Saúde |
  • 03.08.20 - 08:53 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Autoridades sanitárias se reúnem nesta terça (4) para discutir a intensificação do protocolo sanitário, em Palmeira

A quantidade de pessoas infectadas com a Covid-19, o novo coronavírus aumentou consideravelmente em Palmeira dos Índios. Somente nesta segunda-feira (03), até as 17h, o Centro de Triagem e Testagem (CTT) registrou 43 casos positivos para a doença que, somados aos casos já existentes, contabilizam 836 pessoas infectadas. O fato preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Governo Municipal. Nesta terça (4), haverá uma reunião com as autoridades sanitárias para iniciar a intensificação das fiscalizações e medidas sanitárias.

Diante do aumento abrupto de casos, a SMS informa que reforçará a testagem de pacientes e a distribuição do kit de medicamentos para a população, mas também pede que a população volte a colaborar, use máscaras, álcool em gel e higienize as mãos, e só saia de casa em grande necessidade. As medidas de higiene precisam ser seguidas com seriedade para que não haja uma nova onda de infecção.

A coordenadora do CTT Lizânea Melo explicou que os pacientes são orientados a permanecer em quarentena mas que, infelizmente, muitos não atendem ao protocolo, o que pode disseminar ainda mais o vírus. “As pessoas precisam entender que o fato de ter havido flexibilização de alguns setores, não significa que as medidas sanitárias devem ser esquecidas. Muito pelo contrário, agora que devem ser seguidas prioritariamente, pois são mais pessoas circulando e mais pessoas que não respeitam o protocolo sanitário. Aqui no CTT o paciente que testa positivo passa pelo médico, leva a medicação para casa, é explicado a questão do isolamento e o protocolo de alta. A população precisa fazer sua parte”, frisou a coordenadora.