• Saúde |
  • 23.03.20 - 04:16 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Campanha de Vacinação contra a Influenza para idosos é iniciada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi iniciada nesta segunda, dia 23 de março. Devido à situação da pandemia do novo coronavírus, nesta primeira etapa, que vai de 23 de março a 16 de abril, a prioridade é vacinar somente os idosos.

A fim de evitar aglomerações nos postos de saúde, a SMS informa⁸ que os idosos deverão aguardar a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para que seja feito o agendamento da vacina.

A SMS também irá dispor de duas modalidades para que os idosos possam tomar a vacina de forma segura, inclusive aqueles que residem em áreas onde não existe ACS.

As Unidades Básicas de Saúde que funcionam em horário estendido, disporão da vacina da Influenza das 14h às 18h. Essas unidades receberão, preferencialmente, aqueles que residem em áreas sem cobertura dos agentes de saúde. São elas:

• UBS São Cristóvão I – Rua Pedro Barbosa, São Cristóvão
  • UBS Denilma Bulhões – Rua Sebastiana Ferreira, nº 370, Palmeira de Fora
  • UBS Oásis I – Praça do Rosário, nº 30, Centro

Outra modalidade é a vacina por meio do drive thru, onde as pessoas recebem o serviço de dentro do carro. Portanto, o idoso será vacinado de forma rápida, sem precisar sair do veiculo. Esse serviço, além de evitar aglomeração e contato com idosos, será disponibilizado a partir de quarta, dia 25, na Academia da Saúde, localizada na Avenida Alagoas, próximo à Igreja de São Vicente. O serviço funcionará toda tarde, das 14h às 18h.

Os motoristas que levarão os idosos para serem vacinados nessa modalidade deverão seguir o seguinte fluxo: tomar a Avenida Alagoas, no sentido Palmeira de Fora – Avenida Vieira de Brito, em fila única, passar por uma das tendas que estarão na Academia da Saúde, onde será realizada a vacina.

Os idosos que residem nos Conjuntos Edval Gaia e Brivaldo Medeiros, devem aguardar a equipe volante que vai aos conjuntos para aplicar a vacina. No dia 26/03, a equipe estará no Conjunto Edval Gaia e no dia 27/03 no Brivaldo Medeiros.