• Proteção à Mulher |
  • 06.03.20 - 07:13 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Casa da Mulher é entregue à população com a oferta de diversos serviços

A violência contra a mulher está presente em toda a sociedade, independente de classes sociais. O uso abusivo de álcool e drogas aumentam esses índices alarmantes e trazem dados assustadores. No Brasil, uma mulher é agredida a cada quatro minutos. De acordo com o Atlas da Violência 2019, são cerca de 13 assassinatos por dia, praticados, principalmente, por ex-companheiros. Ao todo, 4.936 mulheres foram mortas, o maior número registrado desde 2007. Para minimizar esses dados cruéis e tentar deixar Palmeira dos Índios fora desse Atlas, o Governo do Povo criou a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, que tem como titular da pasta a ex-vereadora Sheila Duarte.

Nesta sexta-feira (6), dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, o governo entregou à população a Casa da Mulher, que funciona em uma sala especializada na Secretaria da Mulher, e integrada a outras secretarias municipais, na Avenida Getúlio Vargas, número 803, no bairro de São Cristóvão. A Casa receberá mulheres em situação de vulnerabilidade e de violência doméstica. A partir disso, elas passarão por uma triagem e serão encaminhadas ao setor de psicologia da Ufal para atendimento específico. Com as mais jovens, a Casa realizará um trabalho para evitar a gravidez precoce, com palestras, e para as que não sabem ler e escrever será dada a condição de estudo por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além, disso, tambem haverá atendimento às idosas, aos casais e oferta de cursos profissionalizantes para aquelas que desejam entrar no mercado de trabalho.

O atendimento às mulheres será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. “A Casa da Mulher vai fazer uma integração com todas as secretarias de Palmeira dos Índios, que é um desejo do prefeito Júlio Cezar. Receberemos essas mulheres e elas serão atendidas de acordo com a necessidade de cada uma, sigilosamete. Estamos plantando essa semente para que ela se torne uma árvore gigantesca e,  por meio dela, criar mecanismos para que as políticas públicas cheguem de forma mais rápida. Não tenho dúvidas que conseguiremos resgatar essas famílias porque, a cada dia, mesmo que a gente não apareça, trabalhamos diariamente para isso. É o nosso desejo e do Governo do Povo”, disse a secretária Sheila Duarte.

E continuou. “Também temos o desejo de implantar em Palmeira uma Delegacia Especializada da Mulher e o Abrigo da Mulher, mas enquanto isso não acontece, implantaremos, ainda este ano, a Patrulha Maria da Penha, e teremos a ajuda da Guarda Civil Municipal para isso. Tudo, graças à visibilidade e o crescimento que o nosso município tem alcançado. Precisamos quebrar o silêncio e trabalhar para que a mulher fique bem, pois se ela está bem, o lar e a casa também ficam bem”, finalizou Sheila Duarte.