• Cultura |
  • 01.04.24 - 12:13 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Casa Museu Graciliano Ramos será reinaugurada neste domingo (7)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se preparam para fazer a reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos. O evento acontecerá neste domingo (7), a partir das 15h, com a participação do prefeito Júlio Cezar e de várias autoridades, além de familiares do Mestre Graça. Também haverá presentações culturais, peça teatral, bandas fanfarras, Concurso de Rdação e diversas atividades artísticas.

Após um longo período de entraves e contratempos, a obra, desenvolvida pelo Iphan, está pronta. “O Instituto foi rigoroso em todas as ações, principalmente no que se refere à preservação e revitalização do projeto arquitetônico para manter a originalidade da Casa. Nós aprendemos muito com o Iphan nesse processo. Graças a Deus está tudo pronto e bonito”, disse o prefeito Júlio Cezar.

A obra foi executada com recursos do Iphan, contrapartida da prefeitura e emendas do deputado federal Paulão. “Nós investimos, aproximadamente, 1 milhão e 600 mil reais na revitalização da Casa e eu estou muito feliz e, acredito, que a comunidade literária e escritores notáveis, todos estão felizes por isso. Finalmente, a gente tem a condição de abrir a casa para o mundo, já que o Graciliano era cidadão do mundo”, destacou o prefeito.

E continuou. “Agradeço a todos da Cultura, em nome do secretário Cássio Júnio, ao secretário de infraestrutura Tiago Diógenes e toda a equipe que se envolveu e esteve ali, presente, conosco, de mãos dadas para reabrir essa Casa tão importante para a história de Palmeira e a história de Graciliano Ramos”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

A Casa

A Casa Museu Graciliano Ramos foi  inaugurada no dia 5 de outubro de 1973 e tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional.

Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.