Casos de Covid-19 aumentam e prefeitura pede atenção da população de Palmeira
Testes revelam aumento no número de casos de coronavírus em Palmeira (Foto: Divulgação/Internet)
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta à população sobre o aumento no número dos casos de Covid-19, o novo coronavírus. O município entrou na fase laranja da pandemia, com a flexibilização do comércio local, no dia 31 de agosto, mas os números de infectados pelo vírus aumentaram. Nesta segunda-feira (3), dos 65 testes realizados no Centro de Testagem e Triagem (CTT) do município 43 tiveram resultado positivo, e aponta que os palmeirenses podem ter deixado de seguir as determinações sanitárias para conter o avanço da doença no município.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do CTT Lizânia Melo, os resultados dos testes realizados no Centro, nesta segunda, provocaram espanto às equipes de Saúde que trabalham no local. “Os números de Palmeira estão aumentando e isso se deve ao fato de a população ter se descuidado. Agora, com a flexibilização do comércio, após o Decreto, as lojas começaram a abrir, o número de pessoas circulando nas ruas vai aumentar e é preciso que os cuidados sejam redobrados. As pessoas não podem esquecer que é preciso continuar com os cuidados. A doença é altamente contagiosa e os estabelecimentos comerciais podem ter controle com relação às pessoas que entram nas lojas, e os dispensadores de álcool precisam estar visíveis e acessíveis aos clientes. Não podemos nos descuidar neste momento”, explicou Lizânia.
Para o secretário municipal de Saúde Diorgenes Costa, as medidas de higiene são importantes para evitar a contaminação pelo vírus. “Não podemos ser negligentes neste momento em que o município atingiu a fase laranja. Se os números aumentarem, teremos que voltar para a fase vermelha, com todas as restrições que estávamos há pouco tempo. Percebemos o aumento de pessoas infectadas pelo coronavírus e pedimos que a população seja consciente, use máscaras, álcool em gel ou álcool 70% e que os comerciantes também façam a sua parte. A economia é importante, mas a nossa preocupação é salvar vidas”, disse o secretário.
O prefeito Júlio Cezar destacou que o momento não é de retroceder. “Os casos aumentaram, mas o momento é de cuidado e não podemos retroceder. É preciso cautela, usar máscaras e higienizar as mãos. As pessoas tendem a se descuidar um pouco com a flexibilização e não isso não pode acontecer pois o vírus existe e é muito perigoso. Temos que avançar, seguir as orientações sanitárias para que possamos, em breve, seguir para outra fase, mas sempre com as devidas medidas para proteger nossa população”, finalizou o prefeito Júlio.