• Saúde |
  • 05.06.20 - 12:00 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Centro de Triagem já atendeu mais de 400 pessoas, em Palmeira

O município de Palmeira dos Índios tem travado uma verdadeira batalha contra o novo coronavírus. Além das ações voltadas para as medidas sanitárias, como distribuição de máscaras, lavatórios nas feiras livres e barreiras sanitárias nos extremos da cidade, a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriram mais leitos de UTI e UCI, destinados a pacientes com Covid-19, e um Centro de Triagem e Testagem (CTT).

O CTT completa nesta sexta-feira (5), 15 dias de funcionamento. A equipe já atendeu mais de 400 pacientes e distribuiu mais de 100 kits de medicamentos, tanto para pacientes com síndrome gripal, quanto para os que testaram positivo para o coronavírus. Os casos positivos recebem um kit de medicamentos que contém azitromicina, albendazol, dipirona e complexo polivitamínico. Quem apresenta sintomas de síndrome gripal também recebe um kit de comprimidos de dipirona e do antialérgico loratadina. Em todos os kits, os alérgicos à dipirona levam para casa o paracetamol como item substituto.

O CTT de Palmeira dos Índios passou a ser referência para os municípios que compõem a 8ª Região de Saúde. A gestão, agora , estuda a possibilidade da abertura do Centro para outros municípios. “Muitos gestores têm vindo a Palmeira para nos visitar e ver como é o nosso fluxo de atendimento, desde as unidades sentinelas até o Centro. Então, surgiu a ideia de expandir os serviços de testagem para os municípios da 8ª Região, o que fortalecerá ainda mais as parcerias e otimizará o atendimento dos pacientes dos 11 municípios”, ressaltou o secretário interino da SMS Diórgenes Costa.