• Economia |
  • 22.02.23 - 04:58 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: WENDRICK DIEGO E HELCINEI CORREIA

Comerciantes informais de Palmeira dos Índios comemoram vendas durante o Carnaval

O Carnaval em Palmeira dos Índios não foi movimentado apenas para os foliões. Quem aproveitou para tirar um dinheirinho extra e complementar a renda da família também se deu bem.
A folia começou no início de fevereiro com as tão esperadas prévias carnavalescas, seguidas pelas festas de Momo. Durante os quinze dias de prévias – do domingo(5) ao domingo(19) , já seguido pelas quatro noites de Carnaval, de 18 a 21, a venda de bebidas, brinquedos, copos e comidas deixou os ambulantes animados.

Foi o caso do vendedor de bebidas Francisco Oliveira, de Quebrangulo. Desde o primeiro até o último dia de festa, o consumo superou as expectativas, que este ano resolveu inovar. “Graças a Deus vendi bastante. O movimento foi muito bom e já que não foi permitido a comercialização em garrafas, vendi muitos copos criativos”, comemorou.
Para o matemático Edmilson AMJ, o Carnaval é um momento de interação entre os setores produtivos.
“O volume de serviços que são consumidos no período de Carnaval é visivelmente muito superior aos dias normais. É um movimento festivo, que aqui em Palmeira representa não só um volume de recursos, mas capital social para todo o município. São setores e serviços que se interligam e, para que todos possam participar de forma igualitária, tem o papel decisivo do poder público, que está na base dessa organização”, explicou o professor.
Assim também como o caso do Seu José Crispiniano que resolveu investir no clima festivo e comercializou brinquedos e enfeites luminosos. “Tenho que aproveitar essas festas para ganhar um dinheirinho extra. Em uma semana que passei vendendo arrecadei mais do que tiro em um mês”, destacou Seu José.
Este ano foram em média 130 ambulantes cadastrados pela prefeitura para comercializar livremente os produtos na folia, uma estratégia de organizar e orientar os comerciantes. “Tudo foi definido por meio de um entendimento com o Ministério Público que sempre nos orientou e recomendou boas práticas. Com isso, fizemos um grande evento, tranquilo, animado e mais um bonito Carnaval no nosso município”, disse o prefeito Júlio Cezar.