Consciência Negra: Prefeitura de Palmeira entregará neste sábado (20) Monumento à Liberdade
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma programação especial para celebrar o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Esta data lembra também a morte de Zumbi, líder negro do Quilombo dos Palmares, a maior referência na luta e resistência do povo negro em Alagoas e no Brasil. O evento tem o propósito de lembrar das conquistas e busca de reconhecimento de direitos que os afro-brasileiros buscam a cada dia.
Com isso, o 20 de novembro é uma data de celebração, respeito, reverência e gratidão à luta dos negros contra a opressão, violência e preconceito no Brasil. A programação festiva inclui palestra, shows musicais e inauguração do Monumento à Liberdade, que tem mais de quatro metros de altura e representa a conquista da liberdade e a resistência do povo negro, além da presença e participação na construção da cidade de Palmeira dos Índios.
O Prefeito Júlio Cezar explicou que o monumento é uma homenagem ao povo negro. “A estátua é linda. Mais um atrativo turístico para o município. É uma obra do escultor Ranilson Viana e foi a forma da prefeitura mais simbólica que a Prefeitura achou para homenagear o povo negro, que tanto contribuiu para o crescimento do nosso município”, disse o prefeito.
20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:
MANHÃ:
Local: Comunidade Quilombola de Tabacaria
9h-Fala de abertura
9h30- Apresentação do diagnóstico social da comunidade pela Secretaria Municipal de Assistência Social
10h -Início das Palestras
11h-Encerramento/CofeeBreak
TARDE:
Local: Praça Lauro de Almeida (ao lado da Panificação Rainha Palmeirense)
16h – Fala de autoridades políticas
16h30 – Fala de autoridades religiosas
17h- Inauguração do Monumento à Liberdade
Local: Praça da Independência
17h30 – Show Afoxè OdôIyá
18h30 – Show da liberdade – Izael Ribeiro
19h30 – Show Igbonan Rocha & Samba de Nêgo