• Saúde |
  • 05.12.19 - 03:22 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Credefipi comemora festejos natalinos com usuários e familiares, em Palmeira

O Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Física de Palmeira dos Índios (Credefipi), realizou na manhã desta quinta (05) a confraternização da equipe, juntamente com usuários e familiares para uma celebração cheia de orações e muita música para animar a todos. Na oportunidade, foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia, instituído pela Lei nº 7.426 de 2017, comemorado no dia 4 de dezembro.

A animação da festa ficou por conta da Orquestra Municipal Graciliano Ramos. Houve sorteio de presentes e apresentações culturais com alunas do 7º ano do Colégio Logos.

A coordenadora Patrícia Cotrim ressaltou a importância do momento para os usuários e a equipe multidisciplinar. “Esse momento é de lazer, depois de um ano intenso, de muitas conquistas, muita coisa boa e muitos atendimentos. Estamos agradecendo pelos nossos usuários. Temos usuários que estão com a gente há 10 anos e que sabem de toda a nossa história. Então estamos aqui para celebrar o Natal, o Ano Novo que se aproxima e por toda a parceria de sempre”, disse Patrícia.

A confraternização aconteceu no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão e teve o apoio de diversos empresários do comércio palmeirense, da Prefeitura de Palmeira dos Índios e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À MICROCEFALIA

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia foi instituído pela Lei nº 7.426 de 2017, comemorado no dia 4 de dezembro. Já a Lei nº 6.429-A, de 2016, instituiu a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia. Ambas as datas visam realizar ações para a prevenção à microcefalia e a efetivação do tratamento dos pacientes acometidos pela Síndrome Congênita do Zika Virus.

A microcefalia é uma má formação congênita, na qual o tamanho da cabeça e do cérebro é significativamente menor do que a média. Trata-se de alteração rara, porém que teve crescimento de incidência de forma acentuada a partir da epidemia do Zika Virus em 2015.

A SMS, por meio do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, assiste oito crianças com microcefalia. Os pacientes e as famílias são acompanhados mensalmente pelo Programa, assim como por equipes do Credefipi e Atenção Básica. Além dos cuidados e assistência municipal, as crianças recebem periodicamente visitas de equipe especializada da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).