• Acolhimento |
  • 30.04.24 - 05:24 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: HELCINEI CORREIA/ASSESSORIA

Criança espancada pelo padrasto em Palmeira será acolhida pela rede de proteção do município após alta médica hospitalar

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma reunião técnica nesta terça-feira (30) com os profissionais que atuam no caso do menino de 4 anos,  espancado pelo padrasto no ultimo sábado (27). A criança, que teve o fêmur e as costelas fraturadas, ainda está internada na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, mas será transferido para o Chama, onde passará por uma cirurgia na perna.

A reunião contou com a presença de representantes do CREAS, do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Casa da Esperança, além da secretária municipal de Assistência Soraya Albuquerque e do chefe de Gabinete da prefeitura Jadson Souza, que representou o prefeito Júlio Cezar.

Quando receber alta médica hospitalar, o menino deverá ser conduzido à Casa da Esperança e ficará sob os cuidados da rede de proteção do município. “Lá, ele será muito bem cuidado, pois trato cada um como se fosse meu filho. A cada mês faço uma reunião com as cuidadoras, vigilante e os profissionais que atuam na Casa para aprimorar a assistência às criancas. Temos que trabalha com amor porque quando a criança ou o adolescente chega, muitas vezes, já vem muito machucado pela vida. E, assim, será com esta criança. Vamos dar todo o amor e apoio possíveis”, disse a  coordenador da Casa Simone Gonzaga.

De acordo com a secretária Soraya Albuquerque, o pai da vítima, que mora em São Paulo, estará em breve em Palmeira, mas o processo da guarda ainda será avaliado. “Esta criança também precisará de acompanhamento psicológico, terapia, assistência, educação e saúde. Acreditamos que, após o relatório do Conselho Tutelar ser enviado ao Ministério Público, é preciso verificar a aproximação entre eles. Temporariamente, ele pode ficar na Casa da Esperança até que esse estudo seja concluído. Da mesma forma com o avô materno, que mora em Penedo e que o acompanha no hospital. É preciso analisar o vínculo que ele tem com esses familiares pois, antes de tudo, precisamos protegê-lo e garantir que ele cresça em um ambiente saudável e seguro”, afirmou a secretária.

Entenda o caso

Um menino de 4 anos foi espancado pelo padrasto dentro de casa, no conjunto Brivaldo Medeiros, em Palmeira dos Índios, no sábado (27). A mãe do menino foi presa por acobertar a agressão e a fuga do companheiro.

O menino sofreu fraturas nas costelas e no fêmur e está internado no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Ele será transferido para o Chama, onde será submetido a uma cirurgia na perna.

Menino teve costelas e fêmur fraturados Foto: Cortesia

O Conselho Tutelar chegou à casa da família após uma denúncia de agressão, mas a mãe da criança não permitiu a entrada dos conselheiros, que depois voltaram ao local com a Polícia Militar.

O menino estava na casa da vizinha e foi encaminhado à UPA para os primeiros procedimentos. Em seguida, ele foi levado à Unidade de Emergência do Agreste e aguarda a transferência para o Chama, onde será submetido a uma cirurgia no fêmur.