• Chuvas |
  • 22.05.23 - 07:32 |
  • Por HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA FOTOS: HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Defesa Civil Municipal interdita Aldeia indígena na zona rural de Palmeira dos Índios

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Palmeira dos Índios interditou na manhã desta segunda-feira (22) um antigo alojamento na Aldeia Pankaxuri, área rural do município. 11 famílias indígenas moram em situação precária no local. As fortes chuvas que caem na região deixou a vida dos indígenas ainda mais dramática. Goteiras, infiltrações e rachaduras foram os motivos da interdição. Os indígenas serão transferidos para uma Oca (construção de madeira feita pelos povos indígenas para moradia de uma ou mais famílias).

A tribo Pankaxuri é uma descendência das tribos Pankararu, de Pernambuco, e Xucuru-Kariri, de Alagoas. Ao todo, 23 famílias indígenas vivem nesta Aldeia. O Cacique Chiquinho Oiáporã disse que as famílias vivem de pequenas lavouras e do artesanato e que a ação da chuva danificaram os produtos. “A situação piorou com a chegada das chuvas. Pedimos a ajuda da prefeitura, que nos enviou a Defesa Civil. Não queremos sair da Aldeia, mas também não podemos mais morar dentro do alojamento. Lá tem muitas goteiras e umidade que estão estragando o nosso artesanato. A Defesa Civil nos deu uma lona, vamos cobrir a Oca e, por enquanto, ficaremos por lá,”, relatou o Cacique.

O secretário Municipal de Defesa Civil Lucas Tavares emitiu um Laudo de Intervenção do local. “Recebemos o chamado e diante da situação de extrema precariedade, pedimos de imediato a evacuação das 11 famílias e emitimos o Laudo de Interdição. Já acionamos as equipes técnicas da Infraestrutura e da Assistência Social do município para nos auxiliar nesta ação. Eles não querem ir para um abrigo, portanto, disponibilizamos uma lona para cobrir a Oca e proteger as indígenas da chuva e salvar os seus produtos artesanais, que são de onde eles tiram o sustento”, explicou Lucas.