Notícias

  • Saúde |
  • 03.12.19 - 04:48 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Deficientes físicos contam com equipe do Credefipi para reabilitação de qualidade


Nesta terça (3), é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi promovida pelas Nações Unidas em 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas acometidas por alguma limitação. E para enfatizar o dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios enaltece os serviços prestados pelo Centro de Reabilitação para Deficientes Físicos do município, o Credefipi.

 

O Credefipi apresenta a proposta de realizar reabilitação física, cognitiva, auditiva, visual, mental e sensorial por meio de atendimento ambulatorial, com equipe multidisciplinar capacitada. Atualmente, o Centro atende cerca de 220 pacientes por semana, com oferta de serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social e ortopedia, e também recebe pedidos de aparelhos ortopédicos, como cadeiras de rodas e banho.


A coordenadora do Credefipi Patrícia Cotrim ressaltou a importância da unidade de saúde e explicou quem pode ser cadastrado como paciente . “O Credefipi tem as especialidades básicas e essenciais para a reabilitação de pessoas com deficiência. Nossa equipe multidisciplinar é extremamente competente e nossos pacientes sempre se dizem muito gratos por toda atenção prestada, o que nos motiva a sempre melhorar os atendimentos. O Centro atende toda e qualquer pessoa portadora de necessidade especial, seja ela física, cognitiva, auditiva, visual, mental e sensorial. Se o paciente for menor de idade, é necessário a presença de um responsável”, explicou Patrícia.

 

O Credefipi, em breve, funcionará no novo prédio que está sendo construído e trás como novidade uma piscina aquecida, que auxiliará na reabilitação de pessoas com necessidades especiais. Por hora, o Credefipi funciona na Rua Tertuliano Canuto, 198, no bairro de São Francisco, com atendimento das 7h30 às 16h30 e não fecha para almoço. Para ser atendido em alguma especialidade, é necessário o paciente apresentar cópia do cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e encaminhamento médico.