Notícias

  • Saúde |
  • 02.12.21 - 09:36 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Dezembro Vermelho: CTA realizará ação de prevenção em bairro periférico de Palmeira dos Índios


Denominado de Dezembro Vermelho, o último mês do ano é dedicado à prevenção ao HIV, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Em Palmeira dos Índios, os pacientes infectados são assistidos pelo Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). O CTA realiza testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço atende toda a 8ª Região de Saúde. O CTA de Palmeira dos Índios é a única unidade do estado que, ao diagnosticar um paciente com HIV, já inicia o tratamento médico e farmacológico em até 8 dias. Além de pacientes adultos, o CTA assiste bebês nascidos infectados ou que tiveram contato com o vírus, o que mostra o pioneirismo do município no tratamento de pacientes soro positivos.

Durante todo o mês de dezembro haverá atividades voltadas para a prevenção ao HIV, como testagem e orientações. O Dia D do Dezembro Vermelho será no próximo dia 9, no bairro Alto do Cruzeiro. A enfermeira e gerente do CTA e Programa IST/Aids Myria Sá falou da ação. “Será um dia dedicado à prevenção a cuidados. Queremos captar o máximo de jovens na faixa dos 20 aos 30 anos para fazer o teste rápido e receber orientação quanto ao assunto. Teremos outros serviços também, mas por ser um bairro que vive uma realidade totalmente diferente dos demais aqui em Palmeira, vamos dar uma atenção especial. A prevenção e a informação são importantes para os jovens que estão iniciando sua vida sexual. Não só os jovens, mas todos que primam pela prevenção e autocuidado”, frisou Myria.