• Saúde |
  • 04.12.23 - 07:51 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Dezembro Vermelho: mês de combate à AIDS será trabalhado nas Unidades de Saúde de Palmeira

No dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a Aids, instituindo assim o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao HIV. A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado com a administração pública e entidades da sociedade civil organizada.

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomadas as devidas medidas de prevenção. Por isso, a importância de fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O tratamento é feito com medicamentos antirretrovirais que poupam o sistema imunológico. Esses medicamentos impedem que o virus se replique dentro das células e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Em Palmeira dos Índios as atividades serão trabalhadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

Confira a programação das Unidades: (sujeito a alterações)

UBS Eucalipto 06/12
UBS Santo Antônio 06/12
UBS Centro 07/11 (Casa de Passagem/Centro Pop)