Dezembro Vermelho: Mês de Combate à AIDS trabalhará a prevenção e realização de testes rápidos nas Unidades de Saúde de Palmeira
O Dezembro Vermelho é uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV (AIDS) e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). No país, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis – estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS.
O Sistema Único de Saúde (SUS) coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP), além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chave para resposta ao HIV, como pessoas trans, gays, homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. As IST’s podem se manifestar por meio de feridas, corrimento e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir em outras partes do corpo, como palmas das mãos, olhos e língua. Herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV), são alguns tipos de ISTs.
É importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal. Isso pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. O ideal é procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma. O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST’s, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C. As unidades de saúde do SUS disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.
Em Palmeira, as ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e da gerência do Programa IST/AIDS. Confira a programação:
ZONA URBANA
09/12/2025: SÃO CRISTOVÃO I, SALGADA, SÃO CRISTÓVÃO II E XUCURUS
10/12/2025: Eap DENILMA BULHÕES
11/12/2025: OASIS II, CENTRO, SÃO FRANCISCO, EUCALIPTO, EDVAL GAIA
17/12/2025: VILA MARIA
ZONA RURAL
03/12/2025: SANTO ANTÔNIO
06/12/2025: BOA VISTA
10/12/2025: MOREIRA, BOA SORTE, CARAÍBAS TORTAS
12/12/2025: CORURIPE DA CAL, CANAFÍSTULA, SERRA DA MANDIOCA
16/12/2025: ALGODÃOZINHO, BONIFÁCIO
AÇÕES EXTRAMURO
10/12/2025 – VALEDOURADO
16/12/2025 – CAD
TARDE:
11/12/2025 – Escola Estadual Nova Jersey
NOITE:
03/12/2025 – Escola Estadual Manoel Passos Lima
11/12/2025 – Escola Estadual Almeida Cavalcante