• Saúde |
  • 01.12.20 - 11:11 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Dezembro Vermelho: Secretaria de Saúde trabalha prevenção da AIDS junto à população palmeirense

No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS. De acordo com o UNAIDS, estima-se que até o final de 2019 38 milhões de pessoas viviam com o HIV.  Apesar de a doença ainda chamar a atenção, pacientes infectados têm assistência gratuita e acesso a medicamentos especiais.

Diante disso, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do CTA (Centro de Testagem e Acolhimento), inicia o Dezembro Vermelho – Mês de Prevenção e Combate à AIDS – divulgando sua programação em alusão ao tema. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) estarão ofertando teste rápido durante todo o mês.

Confira a programação do Dezembro Vermelho:

01/12 – Início de testagem rápida nas UBS’s, com orientações e distribuição de preservativos.

04/12 – Realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites com funcionários da Empresa Unicompra.

07/12 – Dia D do Dezembro Vermelho, às 9h, no CESPI.

09/12 – Realização de testagem rápida, orientações e distribuição de preservativos na Empresa Equatorial.

10/12 – Testagem rápida, roda de conversa sobre AIDS e distribuição de preservativos com o Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde. Público-alvo: motoristas.

Sobre o HIV e a AIDS

HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T.
Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS. O tratamento para o HIV é frequentemente denominado terapia antirretroviral ou ART e pode prolongar expressivamente as vidas de muitas pessoas infectadas pelo HIV e diminuir as chances de transmissão. Antes da introdução da ART na metade dos anos 90, pessoas com HIV progrediam para a AIDS em apenas alguns anos. Hoje em dia, alguém diagnosticado com HIV e tratado antes do avanço da doença pode ter uma expectativa de vida quase igual a de uma pessoa não infectada.  (Fonte: UNAIDS)