• Saúde |
  • 17.10.19 - 11:16 |
  • Por ASSESSORIA

Dia D contra o sarampo acontecerá na quinta-feira (24), em Palmeira dos Índios

Dia D contra o sarampo acontecerá na quinta-feira (24), em Palmeira dos Índios (Foto: Divulgação/Internet)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará na próxima quinta-feira (24), em todas as Unidades de Saúde (UBS) do município, das 8 às 17h, o dia D da Vacinação contra o Sarampo. A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. 13 já morreram este ano no Brasil por causa da doença. Esta é uma ação nacional, realizada pelo Ministério da Saúde, que tem como tema Campanha Seletiva Para Atualização de Esquema.

A diretora da Vigilância em Saúde da SMS Leide Alencar informou que esta é a primeira etapa da campanha, que pretende vacinar todas as crianças com idade de 6 meses a 4 anos, mas o município iniciou a campanha no último dia 7. “Essa faixa etária é mais receptível ao vírus. No dia 24 de outubro todas as mães, pais e responsáveis devem levar seus filhos para serem vacinados nos Postos de Saúde mais próximos de sua casa. O sarampo é uma doença grave e pode matar”, ressaltou a diretora da SMS.

A segunda etapa acontece de 18 a 30 de novembro para jovens com idade entre 20 e 29 anos. Leide também informou que um caso de sarampo já foi registrado em Alagoas. “O Sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas e a única forma de combater a doença é vacinando a população. No próximo dia 24, Dia D, estaremos vacinando em todas as UBS. Teremos também equipes volantes atuando nas localidades que ainda não possui Posto de Saúde e nos conjuntos habitacionais”, explicou Leide.