Dia histórico: prefeito Júlio Cezar empossa diretores eleitos na gestão democrática
Na busca por uma gestão educacional mais participativa e transparente, o prefeito Júlio Cezar liderou uma batalha em prol da Gestão Democrática. A sua incansável luta por um processo eleitoral transparente não apenas visava garantir a igualdade nas escolhas mas, também, representava um compromisso com a participação ativa da comunidade no processo educacional.
Para garantir o cumprimento do processo, os gestores passaram por uma fase de qualificação, conforme o Edital nº 001/2022, baseado no Projeto de Lei 021/2022, sobre a Gestão Democrática do Ensino Público. A gestão democrática na escola possui a responsabilidade de gerir de forma colaborativa e participativa todas as ações no âmbito escolar, seguindo princípios democráticos como legalidade, autonomia, participação, transparência, ética e pluralismo.
Com esta vitória, nesta quinta-feira (11), 44 gestores e gestores adjuntos tomarão posse de suas responsabilidades, permanecendo em cada instituição no biênio 2024/2025. A solenidade será realizada no auditório da Faculdade Cesmac do Sertão e está prevista para começar às 15h.
O prefeito Júlio Cezar destaca a Lei de Gestão Democrática como mais um compromisso de sua administração. “Reitero o meu empenho na promoção da Educação municipal, garantindo transparência e legalidade no processo de escolha da gestão escolar. Busco criar um ambiente educacional eficiente e responsável para toda a comunidade. Hoje marca a concretização dessa luta, sendo um dia muito especial para toda a comunidade escolar”, finalizou o prefeito.