Notícias

  • Saúde |
  • 16.04.20 - 04:12 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Dia Mundial da Voz: fonoaudiólogas do Credefipi selecionam dicas para cuidar da voz


No Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quinta-feira (16), a equipe de fonoaudiólogas do Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios (Credefipi), Alexsandra Nunes, Mônica Palmeira e Marta Santos, selecionou algumas dicas para cuidar de um dos nossos meios de comunicação mais ativo: a voz.

A voz é um dos meios de comunicação mais eficazes do ser humano e está presente desde o nascimento até a velhice, apresentando-se como choro, grito, riso e na própria fala. Os profissionais que utilizam a voz como o principal instrumento de trabalho devem ter alguns cuidados básicos para preservá-la e prevenir o surgimento de problemas vocais.

O que faz mal para a voz: fumo, bebidas alcoólicas, tossir em excesso, falar com esforço e tensão no pescoço, nos ombros ou peito e gritar. O uso de pastilhas de menta ou hortelã e  de gengibre podem anestesiar a região da garganta e a pessoa pode não perceber quando fala com esforço. Falar por muito tempo sem respirar, o uso de medicamentos sem orientação médica ou usar soluções caseiras podem prejudicar a emissão vocal,  além de longos períodos em ambientes com ar condicionado.

O que é bom para a voz: beber cerca de 8 copos com água por dia, praticar atividades físicas regularmente, dieta balanceada evitando chocolate, iogurte, queijo e alimentos gordurosos, pois aumentam a secreção no trato vocal, comer ou ingerir alimentos adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da garganta e manter postura reta e relaxada ao falar.  Em crises alérgicas, procurar controle medico,  e deve também usar roupas confortáveis que não apertem o pescoço e a cintura.

As profissionais ainda alertam: “qualquer rouquidão que dure mais de 15 dias deve ser avaliada por um especialista. O ideal é que seja procurado um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista”, orientaram.