Dia Nacional da Mulher é marcado pela implantação do Cartão de Planejamento Sexual e Reprodutivo em Palmeira
Nesta quarta, 30, foi comemorado o Dia Nacional da Mulher, data que reforça o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios deu um importante passo na promoção da saúde feminina, com a implantação do Cartão de Planejamento Sexual e Reprodutivo. A iniciativa, idealizada pela gerente do Programa Saúde da Mulher Maryanne Passos, representa um avanço no cuidado integral à saúde das mulheres do município. O Cartão é um dispositivo inédito no município e no Brasil.
O cartão foi oficialmente apresentado às enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família (ESF), que atuarão diretamente na sua utilização e disseminação. Foi enfatizada a importância do preenchimento adequado e do acompanhamento contínuo dos dados, o que permitirá um cuidado mais humanizado e personalizado para cada mulher.
De maneira prática e acessível, o cartão inclui QR Code que direciona a conteúdos informativos e orientações sobre temas como ciclo menstrual, Câncer de Mama, violência contra a mulher, IST’s/AIDS, climatério e métodos contraceptivos, tornando-se uma importante ferramenta de educação em saúde.
Além disso, o cartão reforça o uso do aplicativo “Meu SUS Digital”, essencial para mulheres em situação de vulnerabilidade terem acesso ao Programa Dignidade Menstrual, que garante gratuitamente absorventes higiênicos pelo SUS. O cartão contém QR Codes que facilitam o download do aplicativo (Android ou iOS), ampliando o alcance e facilitando o acesso aos direitos reprodutivos e à dignidade menstrual.
O Cartão de Planejamento também permite registrar informações sobre calendário menstrual, uso de contraceptivos, exames (como citologia oncótica), DNA-HPV, exame clínico das mamas, mamografias e reposição hormonal, garantindo um acompanhamento completo e contínuo da saúde da mulher.
A construção do cartão contou a revisão de profissionais de Saúde: Zoé Duarte – enfermeira e secretária da SMS; Moniza Correia – enfermeira ginecológica e obstétrica; Hilca Mariana Costa Gomes – enfermeira obstétrica e Renata Torres – Técnica de Planejamento da SMS.
Maryanne explica a importância desse dispositivo para a saúde da mulher. “Com esta ação, Palmeira dos Índios reafirma o seu compromisso com políticas públicas voltadas à autonomia, dignidade e saúde integral da mulher, utilizando ferramentas modernas, acessíveis e inclusivas, para garantir mais qualidade de vida e cuidado contínuo às mulheres do município”, diz a gerente.