• Saúde |
  • 16.05.19 - 12:40 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Direito de resposta sobre matéria publicada em site local

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece sobre as informações da matéria  veiculada no site da Rádio Sampaio, em 10 de Maio de 2019, intitulada “Caos na saúde pública de Palmeira dos Índios revolta população”.

A SMS esclarece que o município de Palmeira dos Índios possui 22 Unidades básicas de Saúde da Família (USF), compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, técnico de higiene dental e equipe administrativa.

Atualmente, a USF Salgada e USF Algodãozinho estão sem médico – a USF Salgada aguarda um médico do Programa Mais Médicos e a USF Algodãozinho está aguardando contratação. Durante este período de alocação, a SMS disponibiliza médicos para atender nestas unidades.

Em algumas unidades de saúde, existem profissionais em período de férias, direito líquido e certo de todos os servidores.  Para tanto, dispomos de uma enfermeira e um médico feristas. Quanto ao atendimento odontológico de urgência, os casos são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ou para outras unidades, a fim de assistir todos os munícipes.

Quanto a medicamentos, dispomos do elenco básico da Atenção Básica na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). As medicações são enviadas para as unidades de saúde, mediante solicitação e entrega de saldo remanescente de cada unidade. Semanalmente, a CAF envia aos postos uma lista dos medicamentos e quantidade que a SMS dispõe em estoque, para que os médicos receitem de acordo com o que dispomos.

A SMS pede que ao fazer alguma denúncia ou reclamação sobre a falta de medicação, que o paciente informe o nome do medicamento e a unidade de saúde, a fim de que possamos tomar as devidas providências. Na maioria das denúncias, os medicamentos ausentes são de responsabilidade do Estado ou não compõem a listagem de medicamentos cedidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).