• Comemoração |
  • 26.04.23 - 06:15 |
  • Por JULIANA ARAÚJO/ASSESSORIA COLABORAÇÃO: LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Diretoria das Minorias, Indígenas e Quilombolas: SEMAIDS encerra atividades do “Abril Indígena”

A programação do “Abril Indígena” foi encerrada na última quarta-feira (26), em destaque aos direitos sociais dos povos indígenas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio Diretoria das Minorias, Indígenas e Quilombolas. A iniciativa teve como objetivo ampliar os debates sobre os desafios e os avanços das lutas dos povos originários, voltadas para discussão e conscientização sobre os direitos sociais dos Povos Indígenas. As atividades iniciaram no dia 18 de abril.

Além disso, a programação contou com um time de convidados de peso, como o Superintendente Estadual dos Povos Originários, Maynamy José que abriu a programação, no dia 18, com uma Live trazendo a temática “Construção de Políticas Públicas em favor dos Povos Indígenas no Estado de Alagoas”.

No dia 19, aconteceu a palestra com o tema “O Papel do Estado na Defesa dos Povos Indígenas em Palmeira dos Índios”, ministrada pelo professor José Adelson Lopes, da Universidade Estadual de Alagoas”. No último dia 26, as atividades foram encerradas com o “Semaids na Comunidade”, na Aldeia da Cafurna.

O “Abril Indígena ” é uma forma de valorizar a importância que esses povos tiveram na formação cultural e étnica da população brasileira, mês de celebração, luta, resistência e reconhecimento à ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental em Palmeira dos Índios, em especial ao Xucuru-Kariri. “É um momento de valorização e preservação da cultura indígena tão presente no nosso município, como também reafirmarmos a importância histórica das comunidades indígenas para a construção do futuro”, destacou a secretária de Assistência Social Flávia Tavares.