• Educação |
  • 23.09.22 - 08:46 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Educação amplia conhecimento de profissionais com ensino da língua de sinais

Nesta sexta-feira (23), em que é celebrado o Dia Internacional da Língua de Sinais, a Secretaria Municipal de Educação (Semede) realizou um momento formativo para ampliar o aprendizado de libras e difundir os canais de inclusão da pessoa surda. O evento foi direcionado aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e intérpretes de sala de aula.
O momento buscou preparar os técnicos para a atuar em sala de aula com a comunidade surda, desmistificando termos e cumprindo a base legal da lei de acessibilidade e a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para Samara dos Santos, intérprete de sinais e palestrante, a inclusão é construir estratégias para que o aluno surdo se sinta parte. “O papel do educador é formar opinião, seja para que área for. A libra promove acessibilidade à cultura surda. É um universo incrível de se entrar. Na área da educação, precisamos rever nossos conceitos para atuar no campo, para que nós falemos a mesma língua que eles e com as mesmas estratégias”, disse a intérprete.

No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público.
A coordenadora da Educação Especial do município Maria Mendonça agradeceu a participação de todos e destacou a importância do momento. “A participação é de fundamental importância para a aprimorar a formação, foi uma tarde riquíssima. Vimos a teoria e prática, tudo que foi falado iremos utilizar no dia a dia”, finalizou Maria Mendonça.