• Educação |
  • 04.07.23 - 05:58 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: CORTESIA

Palmeira dos Índios: A importância do Desenvolvimento Integral da criança na primeira infância e os esforços municipais para promovê-lo

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança com a experiência escolar e representa uma etapa fundamental em sua vida, ocorrendo entre o nascimento até 6 anos de idade. É imprescindível reconhecer a relevância desse período no crescimento intelectual, psicológico, físico e social da criança e entender como a instituição educacional pode auxiliar no seu desenvolvimento integral.

Em Palmeira dos Índios, a administração municipal tem priorizado o cuidado com a primeira infância, investindo na infraestrutura dos centros e na capacitação dos professores e técnicos. Ao todo, são cerca de três mil alunos distribuídos entre os nove Centros de Educação Infantil (CEI) e treze escolas que oferecem essa primeira etapa da Educação Básica.

A Educação Infantil desempenha um papel primordial nesta fase, sendo responsável por proporcionar estímulos adequados para o desenvolvimento integral da criança. É nesse estágio que são desenvolvidas as habilidades como a linguagem, o raciocínio lógico, a socialização e a autonomia. Além disso, estimula a curiosidade e a criatividade, essenciais para a construção do conhecimento.

Uma Educação de qualidade é aquela que garante um ambiente seguro, acolhedor e estimulante, promovendo o desenvolvimento físico e motor por meio de atividades recreativas e lúdicas. Também é importante que as crianças tenham acesso a uma rotina estruturada, com momentos para brincadeiras, alimentação saudável, descanso e interação com outras crianças e adultos.

Além disso, é fundamental que os educadores estejam capacitados para lidar com as necessidades específicas da primeira infância. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semede), por meio do setor de Educação Infantil, oferece regularmente encontros formativos preparatórios para cada faixa etária.

Para acompanhar as mudanças no cenário da Educação Infantil, o município reestruturou o Plano Nacional da Primeira Infância (PNE). O PNE, estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, estabelece metas para a Política Nacional de Educação Infantil, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento, por meio da integração das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. Assim, foi elaborado o Plano Municipal pela Primeira Infância de Palmeira dos Índios, Alagoas.

Segundo Salesia Cavalcante, coordenadora da Educação Infantil da Semede, é na primeira infância que se inicia o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para ela, este é o período mais importante para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Como coordenadora da Educação Infantil, seu objetivo é contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, por meio de práticas pedagógicas adequadas que atendam às especificidades da faixa etária de creche e pré-escolar (0 a 5 anos e 11 meses), assegurando as bases para o desenvolvimento pleno das crianças por meio do conjunto de interações, de afeto, cuidados, proteção, brincadeiras e atenção.