Em parceira com prefeitura, Programa Estadual Alagoas Feito à Mão orienta artesãos de Palmeira dos Índios
A equipe do Programa Estadual Alagoas Feito à Mão, uma iniciativa da Secretaria de Planejamento de Alagoas em parceria com a Secretaria Estadual de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), visitou Palmeira dos Índios na terça-feira (02) para uma visita técnica. A equipe foi recebida pela prefeita Tia Júlia e pela secretária municipal de Cultura Ana Cássia Araújo.
Durante a visita, os profissionais participaram de uma palestra para os fazedores de cultura no auditório da Escola Municipal Marinete Neves e, em seguida, visitaram os locais de trabalho dos artesãos para conhecer suas condições de produção e dificuldades.
A equipe percorreu pontos como a Aldeia Indígena Serra do Capela, onde conversou com o fazedor de cultura Seu Genival, e a Fazenda Canto, onde conheceu o trabalho de Seu José Francisco. Além disso, visitaram a casa do artesanato da Mata da Cafurna e o ateliê de Lucas Yguaratã, artista palmeirense que expôs na Fenearte em julho de 2025.
A coordenadora do Programa Nacional de Artesanato em Alagoas Anne Ferreira destacou que o objetivo da visita foi fomentar a produção artesanal em Palmeira dos Índios. “O município é bastante rico na produção de artesanato, principalmente dos indígenas e dos quilombolas. Nosso objetivo é orientar essas pessoas sobre como precificar suas peças e, principalmente, emitir a carteira de artesão”, explicou.
O artesão Eudkson Celestino aproveitou a oportunidade para mostrar seu trabalho e fazer sua carteira de artesão. “Acho importante este tipo de projeto que nos incentive a crescer”, disse.
A secretária municipal de Cultura Ana Cássia Araújo destacou que o apoio ao artesanato local tem sido prioridade na atual gestão. “O que buscamos são estratégias de levar a arte produzida em Palmeira para o mundo e, por isso, estreitamos laços com pessoas que podem nos ajudar nessa missão”, disse.
A prefeita Tia Júlia enfatizou a importância da valorização cultural. “Sou apaixonada pela arte produzida em Palmeira e tenho certeza que nossos artesãos possuem todos os requisitos para crescerem. Por isso, nossa equipe de governo apoia e investe no artesanato local”, declarou a gestora municipal.