• Investimento |
  • 12.08.19 - 03:55 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Empresa aposta em progresso de Palmeira para implantação de usina de energia solar

Pedra fundamental de empresa de energia solar foi lançada nesta segunda (12), em Palmeira (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

Novas formas de gerar energia têm se tornado uma área de interesse de diversos empreendimentos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. É no avanço dessas tecnologias que Palmeira dos Índios aposta nesse mercado que tanto cresce, mundialmente. Nesta segunda-feira, o prefeito Júlio Cezar recebeu o australiano Robert Charles Gardner,  presidente da Helio Energias, acompanhado do diretor administrativo da empresa João Fernando da Cunha Alvarenga, para o lançamento da pedra fundamental da primeira usina de energia solar de Alagoas. O evento aconteceu no sítio Guedes e contou com a presença de secretários municipais vereadores e técnicos da Helio.

De acordo com Robert Gardner a escolha pelo município de Palmeira se deu porque a empresa acha o lugar interessante, promissor, em expansão e com boa irradiação de raios solares. “Não basta apenas ter sol na cidade para que seja implantada uma usina de energia solar, mas é a qualidade da ensolação e da irradiação que permite isso. A cidade é boa, tem praticamente tudo, com uma população grande e a empresa vai trazer desenvolvimento para a cidade e o Estado de Alagoas. Este é o ambiente favorável para a instalação da usina”, disse o presidente da Helio Energias, apoiado pelo diretor administrativo João Fernando. “Agradecemos ao prefeito Júlio, às secretárias Anna Luisa e Cléa, por terem aberto as portas da cidade para que possamos implantar a nossa usina. Pedimos à população que nos ajude a preservar a usina, que no futuro vai diminuir muito a conta de energia. Estamos investindo em áreas no Brasil, como Fortaleza, e estamos expandindo em áreas diferentes como Palmeira dos Índios. Este sera o início de um belo trabalho e esperamos que possamos crescer rapidamente na cidade”, completou João Fernando.

O lançamento da pedra fundamental está incluído na programação dos 130 de Emancipação Política de Palmeira dos Índios. “Essa é a melhor forma de comemorarmos os 130 anos de nossa cidade. A instalação vai atrair investidores na área da indústria, geração de emprego a partir da instalação dessas empresas, que abre o mercado e a visibilidade do nosso município. De 2018 para 2019 tivemos um grande crescimento dessa área e isso vai fortalecer o nosso polo industrial. A nossa visita ao Ceará foi importante, pois conhecemos de que forma a usina funciona e como vai atender o nosso município. O prefeito Júlio Cezar está de parabéns por abrir as portas da cidade para este segmento do mercado”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, respaldada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Anna Luísa França. “É uma grande alegria participar deste momento e, também, de ter visitado a Helio, em Fortaleza. É muito importante abrir o município para um tipo de empreendimento sustentável, não causa impacto ao meio ambiente e evita a queima de carbono e o efeito estufa. Haverá uma área verde para atender os 20% que a legislação ambiental exige e tudo isso só vai trazer desenvolvimento com sustentabilidade”, reforçou Anna Luísa.

Para o prefeito Júlio Cezar, receber representantes de uma empresa tão importante para a geração de energia solar como a Helio Energias, só mostra o quanto Palmeira é viável e tem sido uma boa aposta para quem quer investir em terras alagoanas. “Estamos completando 130 anos de Emancipação e 247 anos de fundação do nosso município. O nosso povo está feliz pois esta usina vai trazer progresso para todos nós. Agradeço à Cléa, que é uma entusiasta e tem a linguagem dos empresários, e à Anna Luísa por destravar as licenças ambientais e deixar o caminho mais fácil para a implantação da empresa. A energia que será produzida aqui vai proporcionar energia para milhares de casas, pelo benefício da redução da conta com uma energia limpa, tecnologia de ponta e que tanto tem crescido no Brasil. E nós entramos nesse ranking com a pedra fundamental que hoje acabamos de lançar. Agradecemos ao senhor Robert e a todos da Helio pela confiança e escolha da nossa cidade para a implantação da Helio Energias”, finalizou o prefeito Júlio.