• Notícias |
  • 05.09.22 - 06:11 |
  • Por VINÍCIUS VIEIRA/ASSESSORIA FOTOS: NEI CORREIA/ASSESSORIA

Encontro Intersetorial pela Primeira Infância reúne profissionais de várias áreas em prol de ações para crianças de zero a 6 anos

De acordo com o UNICEF, a Primeira Infância, momento que abrange os primeiros seis anos de uma criança, é um período determinante para sua formação emocional e cognitiva. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMAIDS) promoveu, nesta segunda (5), o I Encontro Intersetorial pela Primeira Infância. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, teve a participação de servidores da assistência social, da educação e da saúde.

A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Cícero Gonçalves, coordenador da vigilância socioassistencial do município. Em sua fala, o palestrante elencou as razões que garantem a esse público atenção prioritária dos agentes públicos, em especial a Lei nº 13.257/2016, também conhecida como Marco Legal da Primeira Infância.

Dando continuidade ao evento, Simone Sampaio, assistente social da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades), falou sobre intersetorialidade e o Programa Criança Feliz, do qual é coordenadora estadual. O projeto, executado pelos municípios com o apoio dos governos estaduais e federal, acompanha famílias em situação de vulnerabilidade social para estimular o desenvolvimento integral de crianças de até seis anos.

Em Palmeira dos Índios, cerca de 230 famílias de diversas localidades recebem as visitas das equipes do programa. Para a secretária de Assistência Flávia Tavares, ações como o I Encontro Intersetorial e a adesão ao Criança Feliz reforçam o compromisso da prefeitura com os pequenos palmeirenses, inclusive daqueles que estão prestes a chegar ao mundo. “Fortalecer e estimular atividades como a de hoje é incentivar o trabalho integrado dos órgãos da Prefeitura em prol das crianças palmeirenses que mais necessitam”, finalizou.