• Saúde |
  • 06.12.19 - 02:26 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Enfermeira de Palmeira dos Índios é bicampeã na 16º Expoepi, em Brasília

A enfermeira Cristiane dos Santos Ferreira, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, foi destaque, mais uma vez, na 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). A Mostra que se encerra hoje (6), em Brasília, reúne experiências bem-sucedidas, desenvolvidas pela área da Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho intitulado “Ô de casa: estratégia de reorganização do fluxo de atendimento de hipertensos e diabéticos em uma zona rural de Palmeira dos Índios – Alagoas”, foi o vencedor na mostra competitiva, na modalidade oral. O trabalho foi apresentado na última quarta-feira (4).

De acordo com Cristiane, o objetivo do projeto foi o de realizar uma busca ativa dos pacientes com hipertensão e diabetes que residem distante da Unidade de Saúde da Família e que descontinuaram o acompanhamento. “O projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, médico, dentista, agentes comunitários de saúde e técnica de enfermagem. O trabalho ocorreu de janeiro a dezembro de 2017, com atendimentos realizados nos pontos de apoio dentro da comunidade. Das 1500 pessoas cadastradas na USF, 250 são hipertensos e 60 diabéticos. Observamos baixa adesão no comparecimento às consultas, por isso iniciamos uma busca ativa para investigar o porquê dessa ausência”, pontuou a enfermeira.

A solenidade de encerramento e entrega de troféus aconteceu no início da tarde de hoje. Para o prefeito Júlio Cezar, mais uma vez, o município de Palmeira dos Índios tem êxito na área da Saúde. “Estamos muito orgulhosos porque sabemos o quanto é difícil o trabalho na área da Saúde no nosso município. Mas isso nos mostra que, apesar das dificuldades, com dedicação, trabalho e um olhar humanizado para a população, conseguimos alcançar resultados e chegar muito longe. Parabenizo a Cristiane e toda a equipe envolvida nesse excelente trabalho. Estamos muito felizes”, destacou Júlio Cezar.

A Expoepi foi criada em 2001 para divulgar e premiar os serviços de saúde do SUS em todo o país que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e outros agravos de importância para a saúde pública.

O evento promove, ainda, a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam nos diferentes cenários de práticas do Sistema Único de Saúde. São organizados painéis temáticos e mesas redondas com convidados nacionais e internacionais.