Enfermeiros da Atenção Básica de Palmeira participam de Oficina para Tutores em testes rápidos
Na última terça (02), a gerente do Programa IST/AIDS e coordenadora do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Myria Sá e o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Rodrigo Amorim participaram da Oficina de Tutores em Testes Rápidos nos Municípios da 6ª e 8ª Regiões, ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), em Maceió.
A oficina teve como público-alvo os profissionais de nível superior que realizam testes rápidos na Atenção Básica. O objetivo da oficina foi atualizar os profissionais para serem tutores nos municípios em que trabalham. Na oportunidade, foi exposto o quantitativo de testes rápidos realizados nestas regiões, nos anos de 2017 e 2018. Durante a apresentação dos dados Palmeira dos Índios foi considerada a cidade destaque na realização de testes.
De acordo com o Monitoramento da Testagem do HIV, Palmeira realizou 6.215 testes em 2017 e 4.670 testes em 2018. Para a coordenadora do CTA de Palmeira, esse destaque é fruto de muito trabalho e integração entre as unidades de saúde. “Palmeira está sendo inovadora nessa área, além de estarmos sempre realizando os testes rápidos, agora teremos o CTA, que foi apresentado para a 8ª Região. Ainda temos cidades que não implantaram testes rápidos para a população e esperamos que, com isso, Palmeira se torne um grande exemplo para os demais municípios”, pontuou Myria Sá.