Notícias

  • Saúde |
  • 24.11.25 - 09:36 |
  • Por Anyelle Cavalcante/Assessoria Fotos: arquivo pessoal dos profissionais da saúde

Equipe da SMS realiza busca ativa por possíveis pacientes com tuberculose e faz triagem de 152 pessoas


No mês de novembro, além do foco na luta contra o câncer de próstata e o diabetes, também foi a vez da prefeitura, por meio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizar uma busca ativa de possíveis casos de tuberculose. A ação aconteceu entre os dias 10 e 19 de novembro (em alusão ao dia 17 de novembro, quando acontece o Dia Mundial de Combate à Tuberculose) e atingiu a marca de 152 triagens de sintomáticos e não sintomáticos. A equipe ainda promoveu uma série de palestras sobre a temática para profissionais da saúde e pessoas em situação de risco.

De acordo com a gerente municipal do Programa de Tuberculose e Hanseníase Rosilene Araújo, a equipe da SMS passou por um ciclo de palestras – que aconteceu no auditório do Cesmac Faculdade do Sertão. “A nossa intenção é aprimorar os conhecimentos de nossa equipe sobre a doença, a fim de que pacientes sintomáticos sejam identificados e façam a testagem. Caso sejam diagnosticados com a tuberculose, passarão por tratamento adequado”, disse.

Ainda conforme a gerente, as ações de busca ativa aconteceram em equipamentos sociais como o Centro Pop, as Casas de Passagem, o Caps AD, o Caps Transtornos e a Vila do Idoso. Na ocasião, foram entregues 100 potes para testagem e feitas palestras para os usuários.

Ciente da importância das atividades preventivas, a secretária municipal de Saúde Zoé Duarte ressaltou a importância da realização da busca ativa. “Apesar de termos campanhas específicas, é válido salientar que durante todo ano os testes podem ser realizados e todas as nossas 25 unidades básicas de saúde estão disponíveis para receber aqueles que necessitem de atendimento”, declarou.