• Educação |
  • 10.06.23 - 11:22 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA

Escola do campo realiza festival e movimenta a comunidade de Caraíbas Torta

A Escola Municipal Vereador Elói Barbosa, localizada na região de Caraíbas Torta, zona rural de Palmeira dos Índios, realizou nesta sexta-feira (09) um festival junto à comunidade com o objetivo de fomentar e qualificar a presença da família dentro da escola.
O programa intitulado “Educação e Família”, aconteceu na comunidade e reuniu profissionais da escola, alunos, familiares, lideranças locais, vereadores e secretários municipais.
O festival contou com inúmeras atividades, como a comercialização de produtos produzidos pelas famílias dos alunos da escola, oficinas, palestras e show de talentos. A abertura do evento contou com muito forró pé de serra, que animou a comunidade. Em seguida, a comunidade pôde visitar as oficinas de beneficiamento da pimenta, frutas, plantas medicinais e processamento da mandioca. Logo após, a festa foi conduzida pela Orquestra Municipal Graciliano Ramos que, junto com o Trio Mandacaru, animou as apresentações das escolas no show de talentos.
A diretora da escola, Lucinéia Vieira, enfatizou a importância da realização do festival para promover a união entre a escola e a comunidade local. “É um programa do Ministério da Educação, no qual a escola deu a sua cara. A nossa intenção era incentivar os agricultores a vender os produtos na própria comunidade, estimulando a renda familiar. Um projeto que foi pensado com muito carinho para resgatar a cultura e a tradição de um povo”, explicou a diretora.
Com a realização do festival, a Escola do Campo e a comunidade de Caraíbas Torta mostraram que a união é capaz de promover mudanças e fortalecer a identidade cultural de uma região. A secretária de Educação Renilda Pereira esteve no evento e parabenizou a iniciativa. “Este evento é um trabalho grandioso de se realizar. Este é um programa federal e exige muita articulação com as comunidades vizinhas e todas as escolas. Quero agradecer aos técnicos da Semede e todos os moradores das regiões vizinhas e os moradores que vieram prestigiar o festival. Trago aqui um abraço do prefeito Júlio Cezar, que não pôde estar aqui hoje e à sua equipe. Parabéns a todos da escolas, vocês estão de parabéns”, finalizou Renilda Pereira.