Escolas municipais de Palmeira dos Índios são contempladas com tecnologias sustentáveis pelo projeto Águas para Educar

Crédito da Foto: Adelaide Paranhos. Secretária municipal de Educação Renilda Pereira apresenta o trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino.
Cinco escolas da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios foram contempladas com o Projeto Águas para Educar. A contemplação é fruto de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semede), e a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios – AL e conta com o financiamento da The Coca-Cola Foundation.
Na última sexta-feira (18), a equipe da Semede participou de uma reunião na sede da Cáritas Diocesana, onde houve uma apresentação sobre o projeto, que tem como foco a promoção do uso sustentável da água e a implantação de tecnologias sociais voltadas para a educação ambiental no contexto escolar.
Até então, as escolas Professor Douglas Apratto Tenório, Professora Marinete Neves, Dr. Gerson Jatobá Leite, Centro de Educação Infantil Manoel Azarias de Oliveira e Centro de Educação Infantil Irene Cavalcante Farias serão beneficiadas com uma cisterna de placas com capacidade para armazenar 52 mil litros de água, além de um sistema bioágua, tecnologia que trata a água utilizada nas pias para fins de reutilização em hortas e pomares escolares.
Como funciona o Projeto “Águas para Educar”?
Além da estrutura física, o projeto oferece formação em Gerenciamento de Recursos Hídricos no Ambiente Escolar (GRHE), capacitando equipes pedagógicas e gestoras para o uso, manutenção e disseminação dessas práticas sustentáveis no cotidiano escolar. A ação fortalece a educação ambiental e incentiva o protagonismo estudantil em iniciativas de cuidado com o meio ambiente.
Com essa iniciativa, Palmeira dos Índios reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a sustentabilidade e a valorização do semiárido, promovendo um ambiente escolar mais consciente, participativo e conectado com as necessidades do presente e do futuro.
A parceria está sendo acompanhada de perto pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE), sob a orientação do técnico pedagógico Edmilson Santos. “Estamos investindo todos os esforços para que nossas escolas possam aproveitar ao máximo todas os benefícios deste lindo projeto”, explicou.
Já a secretária municipal de Educação Renilda Pereira comemorou a chegada do projeto.”O Águas para Educar é mais do que uma ação de infraestrutura: é uma proposta educativa que une sustentabilidade, saúde e aprendizagem. As nossas escolas ganham em estrutura e também em consciência ambiental”, destacou a gestora.