• Educação |
  • 17.02.20 - 08:05 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Escovódromo auxilia na saúde bucal de alunos da Escola Belarmino Teixeira

Cuidar da saúde bucal das crianças da rede municipal de ensino público também é prioridade do Governo Júlio Cezar. E para intensificar as ações de combate à cárie e desenvolver outros cuidados com os dentes dos pequenos, a equipe odontológica do Programa de Saúde da Família (PSF) da Comunidade de Serra da Boa Vista, zona rural de Palmeira dos Índios, atende cerca de 150 crianças, que pertencem às turmas de socialização até o 6° ano da Escola Municipal Belarmino Teixeira Cavalcante.

A equipe é formada pela dentista Dayse Chaves e pela técnica em Saúde Bucal Rejane Leite Campos que, em um ato inovador, criou um escovódromo artesanal. O “invento” consiste em pias, torneiras e espelhos, onde as crianças aprendem a escovar os dentinhos de maneira correta e a cuidar da higiene bucal para prevenir doenças. “A gente queria colocar uma pia grande mesmo, mas para melhor utilizar o espaço resolvemos nós mesmas construir o escovódromo artesanalmente, onde eles fazem a escovação supervisionada. Também fazemos escovação generalizada, com todos os alunos, e individual. Já percebemos uma mudança nos hábitos de higiene das crianças”, disse a dentista Dayse Chaves, idealizadora do escovódromo.

A diretora da escola Rejane Duarte disse que a ideia da dentista Dayse,  para atendimento dos alunos, dá acesso a todos e proporciona ganho à escola. “Estamos muito felizes com a criatividade e o trabalho da equipe do PSF da Saúde Bucal da Serra da Boa Vista, composta pela doutora Dayse e pela técnica Regina. Nossa escola ganhou muito com isso e os nossos alunos também, pois recebem mais qualidade de vida e aprendem os cuidados com a saúde bucal”, afirmou a diretora.

Para o prefeito Júlio Cezar, o trabalho da equipe do PSF da Serra da Boa Vista é uma iniciativa que transforma a vida das crianças. “Elas aprendem a se cuidar melhor, a partir das práticas ensinadas pela doutora Dayse e pela técnica Rejane. São iniciativas que transformam e podem mudar a vida de uma criança e ensiná-la a ter hábitos de higiene e vida mais saudável. A equipe está de parabéns, pois mesmo com as dificuldades tem a ousadia de inovar e prestar um grande serviço de saúde bucal aos alunos da Escola Belarmino Teixeira  Cavalcante, em Serra da Boa Vista”, destacou o prefeito Júlio.