• Cultura |
  • 05.04.24 - 07:18 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Escritores destacam a importância da reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos, em Palmeira

A Casa Museu Graciliano Ramos será reaberta ao público a partir de domingo (7), após a modernização e revitalização do local, executadas pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e emenda parlamentar do deputado federal Paulão. O espaço tem uma grande importância cultural e histórica para Palmeira dos Índios, escritores e admiradores da obra e vida do Mestre Graça.

A escritora Isvânia Marques destacou que a Casa acolherá amantes da literatura e discípulos da leitura em um ambiente melhor e mais moderno. “A Academia Palmeirense de Letras e toda a plêiade intelectual alagoana comunga deste momento marcante na cultura local e brasileira, quando a Casa de um dos seus mais ilustres alagoanos e, reconhecido internacionalmente, abre as suas portas para receber, interagir, ensinar e maravilhar o público. Com o seu legado, Graciliano, homem múltiplo do seu tempo, foi professor, jornalista, intelectual, político, crítico e, por que não, sensível e humanamente humano. Salve, salve, Palmeira dos Índios! Salve, salve, Graciliano Ramos!”, disse Isvânia Marques.

Para o escritor Cosme Rogério, Palmeira reflete as memórias deixadas pelo Mestre Graça. “Toda a cidade de Palmeira dos Índios é repleta de lugares da memória graciliânica. São lugares que cristalizam memórias biográficas e que também foram recriadas em sua obra ficcional. Contudo, a Casa Museu Graciliano Ramos é um monumento máximo a sua memória, por ter sido lugar de sua intimidade, do seu convívio familiar e que, de certo modo, representa um lugar de acolhimento para todos aqueles que o admiram”, afirmou Cosme Rogerio.