• Meio Ambiente |
  • 23.09.19 - 05:29 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Estudantes da Antônio Fernandes da Costa participam de aula prática no Barco Escola do IMA

Estudantes palmeirenses participam de Projeto do IMA acompanhados da secretária da Semarhpi Anna Luísa (Fotos: Assessoria)

Sair do ambiente da sala de aula e vivenciar, na prática, atividades que colaboram com o ensino-aprendizado é sempre uma atividade marcante. E foi isso que aconteceu nesta segunda-feira (23), com alunos da Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa, da comunidade do Moreira, em Palmeira dos Índios. A bordo de um catamarã, eles visitaram em Marechal Deodoro, o projeto Navegando com o Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Barco Escola proporcionou aos estudantes observar in loco a área apresentada durante o percurso, que foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar que contou com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados, além de professoras e da diretora da Escola Fátima Costa.

Os alunos e a equipe partiram da base descentralizada do órgão, que fica localizada na Ilha de Santa Rita, navegaram pela lagoa Mundaú, passaram pela zona de canais, em um percurso que envolve o município de Coqueiro Seco, especificamente pelo povoado Cadós, pelos bairros do Dique Estrada e Pontal da Barra, em Maceió, e retornaram à base de origem. O conteúdo abordado durante a ecoaula esteve relacionado a aspectos da biota local, fauna e flora, divulgação e esclarecimento sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (Celmm) e a APA de Santa Rita, além de explanação sobre os impactos causados pela ação antrópica na região.

Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) Anna Luísa França, a ação faz parte da educação ambiental que tem sido implantada no município. “Ficamos muito felizes em proporcionar isso aos alunos que, além de aula, puderam realizar um belo passeio e conhecer um pouco mais sobre a natureza, flora e fauna do local. E também fiquei muito feliz porque a equipe do IMA me elogiou pelo comprometimento e competência e disse que nos usa como referência, nos demais municípios, pelas nossas ações. Isso é fruto de um trabalho em conjunto com toda a equipe da Semarhpi, que se doa muito para que todos os nossos sonhos e projetos possam ser realizados. Agradeço, também ao prefeito Júlio Cezar por toda a confiança”, disse a secretária Anna Luísa.