Estudantes da Antônio Fernandes da Costa participam de aula prática no Barco Escola do IMA
Estudantes palmeirenses participam de Projeto do IMA acompanhados da secretária da Semarhpi Anna Luísa (Fotos: Assessoria)
Sair do ambiente da sala de aula e vivenciar, na prática, atividades que colaboram com o ensino-aprendizado é sempre uma atividade marcante. E foi isso que aconteceu nesta segunda-feira (23), com alunos da Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa, da comunidade do Moreira, em Palmeira dos Índios. A bordo de um catamarã, eles visitaram em Marechal Deodoro, o projeto Navegando com o Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Barco Escola proporcionou aos estudantes observar in loco a área apresentada durante o percurso, que foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar que contou com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados, além de professoras e da diretora da Escola Fátima Costa.
Os alunos e a equipe partiram da base descentralizada do órgão, que fica localizada na Ilha de Santa Rita, navegaram pela lagoa Mundaú, passaram pela zona de canais, em um percurso que envolve o município de Coqueiro Seco, especificamente pelo povoado Cadós, pelos bairros do Dique Estrada e Pontal da Barra, em Maceió, e retornaram à base de origem. O conteúdo abordado durante a ecoaula esteve relacionado a aspectos da biota local, fauna e flora, divulgação e esclarecimento sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (Celmm) e a APA de Santa Rita, além de explanação sobre os impactos causados pela ação antrópica na região.
Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) Anna Luísa França, a ação faz parte da educação ambiental que tem sido implantada no município. “Ficamos muito felizes em proporcionar isso aos alunos que, além de aula, puderam realizar um belo passeio e conhecer um pouco mais sobre a natureza, flora e fauna do local. E também fiquei muito feliz porque a equipe do IMA me elogiou pelo comprometimento e competência e disse que nos usa como referência, nos demais municípios, pelas nossas ações. Isso é fruto de um trabalho em conjunto com toda a equipe da Semarhpi, que se doa muito para que todos os nossos sonhos e projetos possam ser realizados. Agradeço, também ao prefeito Júlio Cezar por toda a confiança”, disse a secretária Anna Luísa.