• Educação |
  • 20.03.23 - 03:08 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTO: WENDRICK DIEGO E HELCINEI CORREIA

Estudantes da rede municipal participam de visita a casa de Graciliano Ramos

A casa onde o escritor Graciliano Ramos morou com a família em Palmeira dos Índios, vem despertando curiosidade na população e os que visitam a cidade. Na manhã desta segunda-feira (20), os alunos da rede municipal de ensino participaram de uma visita guiada à casa de Graciliano Ramos onde puderam conheceram um pouco da história do escritor.
A visita faz parte da programação póstuma realizada pela prefeitura para lembrar os 70 anos de morte de Graciliano Ramos. O Coordenador dos Museus em Palmeira dos Índios João Paulo falou da importância da Casa para a história. “É uma data que nós não podemos deixar passar. Sua morte e seu nascimento, destacando a importância dele para o município e todo o mundo dentro do contexto histórico. O dia de hoje representa esta memória dele, e programamos esse dia pautado nos vestígios dele. Esta casa, a arquitetura, os livros e o próprio livro Caetés que ele escreveu nesta casa. E o intuito de trazer as escolas do município é rememorar quem foi Graciliano e mostrar este edifício que está sendo recuperado”, explicou o coordenador João Paulo.
A programação teve início com visitas guiadas às obras da Casa Museu para escolas pública municipais e a sociedade em geral. Às 14h, na sede da Secult, o professor e encenador Robson Silva ministrará uma oficina, com quatro horas de duração, sobre a Representação do Indígena na Obra Caetés de Graciliano Ramos. Das 19h às 22h, também na Secult, acontecerá o Sarau no Quintal do Graça, com apresentações culturais e palco aberto para os artistas locais e a comunidade.
O prefeito Júlio Cezar participou da visita e falou sobre a importância da Casa para os estudos. “Esta Casa está em obras. Não é uma casa somente da prefeitura, ela foi tombada pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é uma casa de todos os brasileiros onde iremos colocar todo o acervo de Graciliano Ramos. A obra é lenta, não depende só da prefeitura, depende do Governo Federal. Qualquer intervenção da prefeitura, o IPHAN precisa autorizar. A casa ficará pronta em algumas semanas para visitação e, hoje, vocês visitem, estudem, aprendam, puxem tudo dos professores de vocês. Eles sabem muito. Para mais tarde conhecer o mundo, ser um médico, um advogado, um professor, mas precisa estudar. E dentro da escola é tirar a última gota do professor, esse é o caminho”, explicou Júlio Cezar.