• Turismo Religioso |
  • 16.11.22 - 10:13 |
  • Por ASSESSORIA FOTOS: ASSESSORIA

Famtour de turismo religioso em Palmeira dos Índios gera expectativas positivas

O sucesso alcançado com a realização do Primeiro Famtour de Turismo Religioso e Potencialidades de Palmeira dos Índios, realizado na segunda-feira (14), aconteceu em um momento que vai marcar o fortalecimento do turismo na região Agreste: a inauguração do Santuário de Frei Damião. Voltado para agentes de viagens, o FAMTUR gerou expectativas positivas entre os envolvidos. A ação foi promovida pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Sebrae/AL, constitui o primeiro passo de uma série de estratégias que passam a ser estudadas e implementadas a partir de agora.

Para este FAMTUR contamos com a presença de 15 agentes de viagens e da operadora Masterop, por meio da presença de Arthur Filho, Gerente Comercial, e Márcio Costa, Supervisor Comercial.

A programação, iniciada com a recepção na Catedral Diocesana, contou a presença dos atores do trade turístico, do presidente do COMTUR Antoine Machado, incluiu visitas monitoradas a templos, espaços culturais e gastronômicos, contemplando também as belezas naturais. Também teve um pouco da história local, contada pelo historiador e professor Cosme Rogério Ferreira, que encantou os visitantes com seus contos e cantos.

Entre a programação, com visitas e missa, destaque para a inauguração do Santuário Frei Damião, no Distrito de Canafistula, onde o Frei Damião costumava descansar das peregrinações pelas cidades, vilas e povoados do Nordeste. A imagem é uma justa homenagem e vai preservar a fé do povo nordestino e cultuar a nobre missão de evangelização do Frei.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho se mostra otimista com o primeiro passo dado para fomentar o turismo religioso. “É importante para divulgar o potencial turístico e as oportunidades de negócios para as agências de viagens, pois esse segmento é que fomenta e potencializa os destinos turísticos. E Palmeira dos Índios tem grande potencial, não só para o turismo religioso, como também para a turismo pedagógico, literário e de experiência”, declarou a secretária .

O prefeito Júlio Cezar também destacou a importância deste turismo para a região. “Temos interesse em otimizar os serviços instalados e estamos atuando para divulgar os atrativos da cidade. Neste evento, focamos mais o turismo religioso, que está organizado e tem um grande potencial e que, a médio e a longo prazo, será um grande atrativo para o município”, enfatizou.

E continuou. “Plantamos uma sementinha para o futuro e certamente, se cuidarmos e mantermos o foco, poderemos colher bons frutos, juntamente com todos os parceiros e empreendedores que atuam no ramo”, complerou o prefeito Júlio Cesar.