• Agricultura |
  • 23.09.21 - 09:51 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTOS: NEI CORREIA/ASSESSORIA

Festival da Banana em Palmeira dos Índios celebra a importância da fruta para a agricultura familiar

Foi realizado nesta quinta-feira (23), na serra da Boa Vista, zona rural de Palmeira dos Índios, o I Festival da Banana, uma realização dos produtores rurais locais com o objetivo de divulgar os trabalhos culinários e movimentar a agricultura familiar na região. Para o evento, foi montado uma estrutura com tendas em frente à escola Municipal Belarmino Teixeira Cavalcante. Barracas com comidas típicas feitas com banana, entre outros pratos da culinária local, estavam em exposição para vendas, além de um espaço com mesas e cadeiras para os visitantes conviverem ao som da Orquestra Municipal Graciliano Ramos.

Para a organizadora do evento Rita Gouveia esse é o momento de festejar e colher os frutos do esforço de cada participante. “Encerramos mais uma turma com Formação Profissional Rural e hoje estamos celebrando os resultados. É um momento de grande festa para a agricultura familiar local. Esse é o primeiro de muitos festivais que virão”, disse a Técnica de Campo do Senar Rita Gouveia.

Além dos produtos comercializados, o Festival marca um novo tempo para a agricultura familiar na região. O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário José Cícero falou da oportunidade de mercado. “Palmeira dos Índios é uma terra que o produtor tem se beneficiado com o plantio e colheita de frutas e verduras e o agricultor familiar se mantém com seu próprio trabalho. Esse Festival vem mostrar o potencial da região e o quanto a agricultura tem para oferecer. A banana sempre foi um dos produtos bastante comercializado na região e de grande plantio. O Festival vem ajudar a impulsionar as vendas”, afirmou o secretário.